A Era das Revoluções - Hobsbawn, Eric
×
A Era das Revoluções - Hobsbawn, Eric
A Era das Revoluções - Hobsbawn, Eric
R$ 17,90
As vendas desta loja estão temporariamente desativadas.
A Era das Revoluções - Hobsbawn, Eric

Eric J. Hobsbawm deve ser um dos historiadores marxistas mais lidos dos últimos tempos. Isso vale tanto para os acadêmicos como também vale para o gigantesco público leigo que consome seus livros (na França, por exemplo, seus livros são vendidos em bancas de jornal).

A linguagem acessível e a erudição andam juntas nos livros deste senhor de 94 anos. Nesta obra, Hobsbawm nos leva à época da revolução industrial e da revolução francesa, desde os primórdios das primeiras máquinas a vapor e da derrubada da bastilha até a formação da classe trabalhadora e dos movimentos emancipatórios que deram origem à primavera dos povos.

Eric J. Hobsbawm
Para os que esperam encontrar um grande resumo dos acontecimentos que ocorreram entre os anos de 1789 e 1848 (expectativa esta que pode surgir ao ler o subtítulo da capa), irão bater com o cara na parede, uma vez que o livro visa mostrar a formação e o estabelecimento do estado moderno burguês e o conflito existente entre a as elites e uma nova classe social que acabara de surgir devido à industrialização: a classe operária.

Por também ser um historiador militante, é evidente o profundo ligamento e dedicação que o autor demonstra ao relatar o surgimento da classe trabalhadora e os movimentos políticos de esquerda, especialmente os socialistas e outros movimentos libertários que viriam a se tornar peças importantes no cenário mundial.

Pinturas, dados e retratos enriquecem a obra, assim como seu grande número de referências e citações. A Era das Revoluções também tenta transmitir, embora não seja este o seu foco, as relações que os indivíduos tinham com a terra; a religião e as artes, além da recente ciência que se estabelecia a passos largos na sociedade europeia.

Este livro faz parte de um conjunto de quatro livros no total. São “As Eras”, compostas também por “A Era do Capital”, “A Era dos Impérios” e “A Era dos Extremos”, os dois primeiros também publicados pela editora Paz e Terra e o terceiro e último publicado pela Companhia das Letras.

Preferencialmente depósito/transferência bancária.